Os amigurumis são muito comuns no Japão há décadas, mas em 2003 é que os bichinhos ganharam fama internacional, invadindo também o ocidente.
Os criativos bonecos de aparência fofa geralmente têm a cabeça maior em relação ao corpo. Os amigurumis podem ser utilizados como brinquedos para crianças, mas também são adquiridos para decorar desde o quartinho de um bebê/criança, até a prateleira de um adulto com intuito de colecionar, por exemplo.
Amigurumi: saiba sobre a técnica
Os amigurumis são feitos à mão e geralmente em crochê simples ou tricô; podem ser crochetados por partes para que no final tudo seja costurado, ou serem crochetados de uma única vez onde, dependendo do modelo, não se faz necessário costura para finalizar a peça. Quando feitos em crochê, os pontos são trabalhados em formato espiral para evitar arremates (remendo).
Utiliza-se agulhas mais finas e linhas específicas, apesar de poderem ser confeccionados com qualquer material. Isso ocorre por várias questões, uma delas é o fato de que agulhas com numerações menores que as indicadas nos novelos, servem para tencionar os pontos, deixando-os mais apertados e evitando que o enchimento siliconado (fibra de silicone usada para “rechear” os bonecos de crochê), fique aparente ou até mesmo saia da peça.
Receitas de amigurumis
Para quem busca receitas de como fazer um amigurumi, pode encontrá-las na minha loja online. Mas se você está buscando aprender novas técnicas e/ou iniciou agora no mundo amigurumístico, visite meu instagram @ateliepontobaixo com as receitas gratuitas que já publiquei.